Etiquetas Adesivas – Sua Importância no Nosso Dia a Dia
Etiquetas Adesivas – Breve histórico e sua importância
Muito mais do que simples objetos, pequenos detalhes que as pessoas nem dariam atenção, as etiquetas adesivas são muito importantes e podem fazer muita falta, pois podem comprometer desde a entrega no local certo – se não tiver a etiqueta correta de endereçamento, até a integridade do conteúdo – caso não tenha uma etiqueta avisando que o conteúdo é frágil.
Além disso, a falta de etiquetas adesivas pode gerar dor de cabeça, como multa e exigência de adequação por parte de agências reguladoras, como a Anvisa.
Etiquetas adesivas estão presentes em diversos lugares, desde o pote plástico que você guarda seus alimentos, até nas peças de seu carro, onde mostram fabricação, lote e garantia.
As etiquetas adesivas são mais corriqueiramente utilizadas na marcação e identificação dos mais diversos produtos. O que tinha um objetivo muito simples, passou a ser diferencial na forma de apresentar produtos. As pessoas passaram a se preocupar com o design das etiquetas adesivas, tanto no formato quanto no conteúdo impresso. As empresas passam a considerar mais do que apenas marcação e transformam numa espécie de rótulo. Etiquetas adesivas têm comunicação visual, marketing conceitual e diversas informações que não têm em todos os rótulos.
Elas nascem ainda no século XIX, na Europa, como forma de chamar a atenção dos consumidores para as caixas expostas nas mercearias. Desde então, já se observava a preocupação com o design e com as informações que elas continham.
O mercado crescia, crescia também o volume de vendas e a concorrência. O preço e a qualidade dos produtos ganharam incremento e por isso a sua apresentação também precisava ser incrementada. Passou-se a se usar a litografia para isso. Etiquetas adesivas eram utilizadas em bancas de vegetais em geral, latas, pacotes de alimentos e caixa de charutos.
O mercado continua em expansão e os empresários percebem a importância de investir mais e mais nas etiquetas adesivas como rótulos das embalagens.
Na década de 1980 a impressora jato de tinta é inventada, o que amplia ainda mais as possibilidades para as etiquetas adesivas. Com valor mais próximo da realidade do consumidor comum, essas pessoas passam a poder imprimir suas etiquetas em casa, personalizando ainda mais seu produto. O formato A4 passa a ser utilizado como padrão para as folhas de etiquetas que podem ser impressas nessas impressoras. Com o tempo, o valor de impressora e papel vai caindo, o que os faz serem ainda mais vendidos.
Como já foi citado, hoje em dia as etiquetas adesivas tem aplicação em praticamente todo o tipo de negócio, passando por produtos de higiene, cosméticos e laboratórios, utilizados também como marcação de validade de alimentos, delivery em geral e até em cartórios e escritórios, não deixando de ser usadas, claro, em sua primeira aplicação, que foi a precificação de tantos produtos.
Evolui a tecnologia e, por consequência, evoluíram as impressoras e o papel que é usado como matéria prima das etiquetas adesivas. Além de personalizar a aparência das etiquetas adesivas, você pode escolher qual é o melhor tipo de impressora para imprimi-las. É possível utilizar etiquetas em folhas ou rolos e dependendo da sua escolha, você poderá imprimir em impressoras jato de tinta, de termotransferência ou as impressoras térmicas diretas, que imprimem as etiquetas adesivas térmicas.
Na Adeconex Etiquetas temos experiência de mais de 10 anos trabalhando com impressoras térmicas, ribbons e etiquetas adesivas em rolos, para melhor atender não só ao mercado tradicional, mas também aos pequenos vendedores informais, “caseiros”, que montam seu pequeno negócio em casa e têm a possibilidade de se relacionar com todo o país.
Quer adquirir etiquetas adesivas ou impressoras térmicas? Quer apenas tirar dúvidas? Pode nos procurar. Estamos aqui para te ajudar da melhor forma possível.